quarta-feira, 22 de maio de 2013

O Carro

Praticamente um mês sem escrever de novo, mas vou pular as desculpas e ir direto para as notícias.

Conseguimos comprar um carro novo! Foi um caminho tortuoso e tive a minha primeira experiência ruim no Canadá. Deixa eu contar por que esse é "boa".

No começo do mês passado, eu sai com um amigo atrás de um carro usado. Depois de alguma procura acabei gostando de um carro usado que vi na Hyundai. Fiz uma proposta de financiamento e deixei $500 de sinal.

Duas semanas depois que fiz essa proposta, o cara da Hyundai me liga para dizer que meu financiamento havia sido recusado. Fiquei triste, mas comecei a procurar novamente e me passaram o contato de um brasileiro que trabalha na Toyota.

Liguei para ele. Ele disse que era praticamente impossível recusarem um financiamento para mim, pois eu tinha emprego e aceitei dar uma entrada. Melhor do que isso, ele disse que eu conseguiria um carro novo. Eu aceitei, e fiz o pedido de financiamento com ele.

No mesmo dia (isso foi numa sexta), o cara da Hyundai me liga para dizer que na verdade meu financiamento havia sido aprovado! Como era sexta e eu não tinha a resposta final da Toyota ainda, pedi p/ falarmos na segunda.

Na segunda eu recebo a notícia que meu financiamento tinha sido aprovado na Toyota. Então fui até a Hyundai para cancelar tudo e pegar meu dinheiro de volta.

Para minha surpresa, o cara da Hyundai não apenas se recusou a devolver meu dinheiro, mas foi ultra grosso comigo e disse que iria me processar, pois quando fiz a proposta para o carro eu pedi para trocar o para-brisa que estava truncado. Ele disse que eu teria que pagar por isso, e por ter segurado o carro. Acho que nunca fui tratado tão mal na vida em uma loja, mesmo no Brasil isso nunca tinha acontecido comigo.

No geral, aqui no Canadá é super tranquilo você retornar produtos. Mesmo se não tiver defeito e você não usou, é tranquilo devolver. Ninguém pergunta nada e eles devolvem o dinheiro. No caso do carro, além de nem ter saído com o carro de lá eu não assinei nenhum papel!

Enfim, eu fiquei muito nervoso. Não sabia o que fazer. Meu Francês travou. Liguei para um amigo que disse "esse cara quer por medo em você, ele quer que você fique com o carro, diga p/ ele que você vai fazer uma reclamação formal na Hyundai do Canadá". Disse isso, o cara deu de ombros e disse que nos veríamos de novo no tribunal! Olha que safado! E você acha que esse tipo de coisa não existe aqui?

Bom, no outro dia liguei na Hyundai do Canadá. Expliquei tudo nos mínimos detalhes. A atendente ficou revoltada, disse que iria tomar providências. Não demorou duas horas depois que falei com ela, me ligaram da concessionária pedindo p/ ir lá pegar meu dinheiro de volta :)

Essa foi a pior experiência que tive aqui, mas pelo menos foi tudo resolvido e saí ganhando, pois tenho um carro novo que é muito melhor que o usado. E para compensar tudo isso, a Toyota me deu um desconto!

O endereço da Hyundai onde tive problema é http://www.hullhyundai.ca , passe longe de lá se for comprar carro aqui em Gatineau.

Outra notícia é que passei no exame teórico daqui. Mas vou deixar esse assunto para um outro post. Acabei escrevendo demais para um post :)

7 comentários:

  1. Gente de mal com a vida existe em todo lugar. Espero que seja uma experiência única para você. Mas vale a dica para nós, futuros recém-chegados !

    ResponderExcluir
  2. Que safado, hein!? Ele achou que por você ser recém-chegado não saberia dos seus direitos e ia sair com a cabeça baixa... Bem feito pra ele, deve ter tomado um baita esporro da chefia!

    Como já disseram, gente escrota existe em todo lugar! Mas parece que você sabe disso muito bem, visto a forma racional que relatou a história para nós. Tem gente que no seu lugar já estaria de mimimi, dizendo que é muito ruim ser estrangeiro porque todo mundo aí no Canadá é malvado!

    Muito obrigada por compartilhar esse tipo de experiência, tanto por expor os seus sentimentos na hora quanto por ter contado como foi a solução do problema. É desse tipo de história que a blogosfera imigrante precisa! :)

    Abraços,
    Lidia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lidia,

    Como eu disse no post, no geral aqui estou sendo muito bem respeitado como consumidor. Eu já devolvi várias coisas. No começo do mês, por exemplo, comprei uma cortina p/ a sala no Walmart, mas não coube. Coloquei tudo de volta na caixa e voltei lá, fizeram o extorno no cartão em 2 minutos. Comprei uma geladeira no Future Shop, alguns dias depois ela começou a fazer barulho. Voltei lá, o cara mal perguntou o problema e já agendou p/ trocar a geladeira, não fiquei 10 minutos lá.

    Um amigo comprou uma mesa na Ikia. Alguns dias depois a Ikia começou a dar um desconto de 10% na mesma mesa. Esse meu amigo voltou lá com a nota e a Ikia devolveu 10% do valor da mesa para ele!

    Claro que nem tudo são flores. Além da minha experiência ruim, fiquei sabendo de uma brasileira em Sherbrooke que também teve problemas numa loja. Ela os processou nos pequenas causas daqui e ganhou.

    Resumindo, o respeito aqui é incomparável com o Brasil, mas é claro que podemos ter problemas.

    Ah, quando falo aqui ou daqui estou me referindo a Gatineau, que é onde vivo.

    ResponderExcluir
  4. haha... ele queria que você fizesse o que depois de ter seu financiamento negado? Que deixasse o dinheiro pra quando você pudesse comprar outro carro?
    É o que eu falo, não importa pra onde você vá... sempre vai ter um sem noção!
    De qualquer forma, parabéns pela aquisição.

    ResponderExcluir
  5. Tudo na vida é aprendizado, por mais que tenhamos que passar por situações onde somos mal tratados.

    Pelo menos agora você tem um carro melhor que o usado. Pense pelo lado positivo.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. AFF que raiva desse vendedor...! Ferveu o sangue aqui... kkkk ainda mais por existir essa politica de devolução tão simples quanto no Canadá... mas, enfim, gente mala a gente encontra em todo o lugar...

    Muito boa sorte com esse recomeço aí! Muito em breve seremoos vizinhos...

    Um grande abraço!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que você não caiu na dele e contornou o assunto.
    Parabéns pelo carro e bons passeios por aí!

    ResponderExcluir